Lugar para criação de textos. Textos para criação de lugares.

Notícias

Colisão Literária

Avaliação do Usuário

Ações e Discussões sobre Livro e Leitura para a Classe C – Poupe ficha!

 

 

 

Reparamos na vida ao redor, nas pessoas nas ruas, nos shoppings, nos aeroportos, no trânsito caótico, nos restaurantes fervilhando e percebemosque algo mudou radicalmente no Brasil nos últimos anos. Agora, muitos milhões de pessoas antes consideradas “excluídas” moveram-se em direção à chamada Classe C e disputam espaço e tempo nas grandes cidades, num processo que está para a história como o advento das classes médias urbanas no início do século passado.

Esse fenômeno é tão importante que já existem seminários sobre como gerar negócios nessa nova e crescente classe média. Entretanto, acreditamos que essa discussão não pode se dar apenas pelo aspecto mercadológico, pela inclusão através do consumo. É urgente pensá-la em face da cultura e da inclusão subjetiva, e o livro é um dos símbolos mais poderosos dessa proposta. Nosso intento aqui é pensar o livro e a leitura nesses novos tempos.

Por isso, a Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu e o Movimento Enraizados, em parceria com o Itaú Cultural, realizarão nos dias 15 e 16 de outubro o evento Colisão Literária – Ações e discussões sobre Livro e Leitura para a Classe C. O eixo dessa iniciativa é uma ação desenvolvida pela Secretaria em Nova Iguaçu, o Livro Livre, cuja metodologia consiste em “libertar” – termo que utilizamos no lugar de “doar” – livros de boa qualidade para a população nos mais diversos espaços. Já foram feitas libertações em escolas, praças, carceragens, espaços culturais, centros de atendimento psicossocial, etc.

Para celebrar o aspecto popular desse encontro, decidimos apelidá-lo de Poupe Ficha, uma expressão de anedota que o escritor e cineasta Marcus Faustini e seus companheiros da Rua 50, no Cesarão, em Santa Cruz, na Zona Oeste carioca, contavam fazendo alusão ao filme Pulp Fiction, de Quentin Tarantino.

O evento se dividirá em quatro partes.

Nas manhãs dos dois dias (10 as 14h), representantes de seis experiências em torno do livro e da leitura libertarão milhares de livros em diversos bairros de Nova Iguaçu. Participarão da ação, além da própria Secretaria: a Biblioteca Enraizados e a Biblioteca Zuenir Ventura, do CISANE, ambas de Nova Iguaçu; o projeto Livro Livre de São Paulo; a Cooperifa, com a Chuva de Livros; e a Livraria Suburbano Convicto, também de São Paulo.

Às 15 horas do dia 15 de outubro, acontecerá o I Encontro de Escritores da Baixada Fluminense. Reunindo pessoas envolvidas em diversas práticas literárias dos 13 municípios da região.

Às 18 horas, promoveremos rodas de conversa sobre o tema Livro e Leitura para Classe C no Brasil. No dia 15, reuniremos Joel Rufino, Bráulio Tavares, Zuenir Ventura e Marcus Vinícius Faustini. No dia 16: Lula Vieira, Luiz Ruffato, Heloísa Buarque de Holanda e Moduan Matus.

Finalmente, no dia 16, a partir das 21h00, faremos o Sarau de Encerramento do evento, promovendo um encontro entre o Sarau da Cooperifa, da periferia paulistana, o Corujão da Poesia, da zona sul carioca e poetas de Nova Iguaçu.

TOP

THEME OPTIONS

Header type:
Theme Colors:
Color suggestions *
THEME
* May not have full accuracy!